quarta-feira, 23 de março de 2011

Nem Tudo Que Reluz.

No livro de Coríntios, Paulo declara que andamos pela fé e não pelo que vemos. Esta passagem veio em minha mente enquanto eu lia no Velho Testamento a discussão entre os pastores de Abraão e Ló sobre as postagens. Abraão aproximou-se de Ló e fez a seguinte a oferta: "Precisamos nos separar. Por favor, escolha qualquer parte da terra que você quiser".  As escrituras nos mostram a decisão de Ló: "Levantou Ló os olhos, e viu toda a campina do Jordão e que era toda bem regada (isso antes de Deus ter destruído Sodoma e Gomorra), como o jardim do Senhor, como a terra do Egito, como quem vai para Zoar" (Gênesis 13:10).
O que mais me chama a atenção neste versículo é a facilidade com que desanimamos diante das aparências. O que, a distância, realmente parecia bom aos olhos de Ló, na verdade era cheio de fraqueza e perversão. Ele andou pelas aparências e gastou sua vida saturado da imoralidade que o cercava. Os israelitas também foram enganados pelas aparências. Embora, na verdade, Canaã fosse uma terra prometida, de paz e abundância, ir para Canaã parecia mal aos deles. Eles andaram pelas aparências e passaram a vida acampando e comendo maná.
Andar pelas aparências é focalizar-se nos obstáculos enormes e afastar-se do caminho desobstruído de Deus. È escolher um caminho simplesmente porque parece bom e plano e só depois perceber que a escolha foi errada.  Andar pela fé é permitir que o Senhor escolha o caminho e então confia n'Ele e onde quer que Ele nos conduza. Existe um escritor chamado Oswald Chambers que ao ler um livro dele, tive uma boa idéia sobre decidir andar pela fé e não pelas aparências:
Deus ás vezes permite que cheguemos a determinado ponto em nossa provação, em que nosso bem-estar pessoal é a coisa apropriada e certa para considerarmos se não queremos viver pela fé... Mas, se vamos viver no Senhor, renunciamos ao nosso direito e deixamos Deus escolher por nós... Parece que a coisa mais sábia do mundo teria sido Abraão escolher; era um direito seu, e as pessoas ao seu redor o considerariam um tolo se não o fizesse. Muitos de nós não progredirmos espiritualmente porque preferimos fazer nossas próprias escolhas, em vez de confiar em Deus para escolher por nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário